terça-feira, 27 de novembro de 2012

SURGIMENTO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL NO BRASIL, SEUS TEMAS DE PESQUISA E CONTRIBUIÇÃO PARA SAÚDE MENTAL.


                                                                      Introdução

Este trabalho tem como objetivo expor o objeto e a importância da Psicologia Ambiental no mundo atual, suas formas de pesquisa, e sua contribuição para a saúde mental, levando o indivíduo a uma reflexão profunda sobre a sua relação com o ambiente.

Desenvolvimento

A Psicologia Ambiental é uma subárea da Psicologia que tem por objetivo o estudo do comportamento humano na relação com o meio Ambiente e prioriza analiticamente a inter-relação ativa entre o individuo e o meio ambiente físico e social não se limitando ao estudo de estímulos respostas, segundo Moser (1998, p.121).

A Psicologia Ambiental apresenta principalmente cinco princípios que se tem que levar em consideração:
* Ter em conta que se é capaz de modificar o meio ambiente.
* É necessário que se esteja presente em todos os contextos do dia a dia.
* Considerar a pessoa e o meio ambiente como uma só entidade.
* Considerar que o indivíduo atua sobre o meio, assim como o meio influencia o indivíduo.
* Uma investigação ou intervenção desta índole deve ser sempre levada a cabo com a colaboração de outras ciências.

Os efeitos destes fatores, físicos e sociais estão associados à percepção que se tem deles, e, neste sentido, estudam as inter-relações. A noção de espaço e lugar ocupa uma posição central na compreensão das relações do homem com seu ambiente. Trata-se, portanto, de uma posição nova, diferente e mais consistente de se entender o desenvolvimento humano e social (Pinheiro: Guinther & Guzzo; 2006).

Os primeiros estudos realizados pela Psicologia Ambiental abraçaram o tema da degradação ambiental que se acreditava ter uma relação com o crescimento populacional e o planejamento de ambientes constituídos, pois após a segunda guerra mundial, vários países se preocupavam com a reconstrução de espaços de habitação e convivência social, inclusive setores psiquiátricos de hospitais, sendo os psicólogos solicitados por engenheiros e arquitetos. Este foi o primeiro momento em que se verificou uma preocupação pelo bem.
O objeto da Psicologia ambiental tem sido discutido em níveis de análise de comportamento relevantes.
Inicialmente, pouco difundida no Brasil, a Psicologia Ambiental teve inicio em pesquisa interdisciplinar sobre conjuntos habitacionais do Estado de São Paulo na década de 1970, mais se consolidou a partir da década de 1980 como atividade de ensino.

Na década de 90, no instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, foi utilizada pela primeira vez a denominação Laboratório de Psicologia Ambiental (LPA), sob a coordenação do Prof. Hartmut Gunther, direcionado para estudos sobre técnicas e métodos de pesquisa, possuindo como foco principal a cidade Brasília. Também foi criado o Laboratório de Pesquisa Socioambiental e Intervenção da USP (LAPSI) e, junto com a International Association People-Environment Studies (Associação Internacional para Estudos Pessoa-Ambiente)–IAPS, realizaram encontros com diversos representantes da área e afins, possibilitando apresentações de trabalhos, contribuindo para a divulgação do campo de estudos em território brasileiro.

As formas de pesquisa e estudo da Psicologia Ambiental se dão na maneira como o individuo entende e põe a prova o meio ambiente. Assim se torna necessária a compreensão dos processos envolvidos na formação das exposições internas do ambiente, fazendo com que as pesquisas e estudos se concentrem sobre ambientes habitacionais.
Ao nascer, contudo, o ser humano já ingressa num meio ambiente social (família) e físico (clima, alimentação, condição geográfica etc.). As forças ambientais atuam durante toda a nossa existência, e segundo alguns estudiosos, nos influenciam, pois sem os alimentos, sem defesa contra as forças que poderão destruí-la nenhum ser vivo poderá sobreviver.
Entende–se que tanto as pessoas modificam o ambiente, como o ambiente interfere no comportamento das pessoas (Bassani 2004).

Conclusão

Atualmente a Psicologia Ambiental vem se destacando cada vez mais, pois é de extrema importância no mundo atual, devido à área em que atua, investigando o comportamento do indivíduo na sociedade moderna, contribuindo para soluções na área da saúde mental, tendo por base os principais problemas ambientais que a sociedade traz em relação ao meio ambiente em que está inserido, relatando os seus desafios, pois o homem moderno sofre as consequências da má utilização do seu espaço.

A saúde mental está associada diretamente ao meio ambiente, que proporcionará momentos saudáveis de comunicação e entrelaçamento de conteúdos que vão dar condições para o bem estar psico-bio-social do individuo. Estes ambientes favorecem o intercâmbio do indivíduo e sua localização fazendo com que ocorra uma interação de forma equilibrada e sistemática.

Desta forma, faz com que as diversas áreas do conhecimento possam incluir a Psicologia Ambiental no meio acadêmico, favorecendo o trabalho dos psicólogos que farão diferentes trabalhos em diversos ambientes, proporciondo a estes profissionais a possibilidade de serem mais completos e eficientes.

Referências

Gunther, H., & Rozestraten, R. J. A. (2005). Psicologia Ambiental
Melo, Rosane Gabriele C. de, Psicologia ambiental: uma nova abordagem da psicologia
Moser, Gabriel Psicologia Ambiental Kinouchi, Renato Rodrigues trechos de Entrevista com Arno Engelmann. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário